preloader

S-EQUOL – Opção não hormonal para o alívio dos sintomas da menopausa e outros benefícios

  • Home
  • -
  • Blog
  • -
  • S-EQUOL – Opção não hormonal para o alívio dos sintomas da menopausa e outros benefícios
 S-EQUOL – Opção não hormonal para o alívio dos sintomas da menopausa e outros benefícios

O que é S-Equol?

O S-Equol é um metabólito ativo da isoflavona daidzeína, produzido exclusivamente pela ação da microbiota intestinal. Estudos populacionais evidenciam diversos benefícios para a saúde feminina, principalmente a atenuação dos sintomas da menopausa. No entanto, somente de 30% a 50% da população humana apresenta a capacidade de sintetizar s-equol a partir da daidzeína. Fatores genéticos, a microbiota intestinal e os fatores que influenciam a sua composição como idade, dieta e tempo de trânsito intestinal estão relacionados à capacidade individual de produzir s-equol.

A eficiência biológica dessa substância é decorrente de sua maior afinidade por receptores estrogênicos do tipo beta, propriedade antiandrogênica e potente atividade antioxidante. A conversão de indivíduos não produtores a produtores de s-equol, através da modulação da microbiota intestinal e da suplementação de s-equol, têm sido sugeridas como alternativas para a prevenção e o tratamento de doenças crônicas.

Como o S-equol atua nos receptores de estrogênio?

Ele mimetiza a ação do estriol no organismo, combatendo os sintomas da menopausa causado pela queda dos níveis de estrogênio no organismo da mulher. Semelhante ao hormônio estriol, o S-equol possui afinidade pelos receptores de estrogênio do tipo beta e devido a essa seletividade, atua principalmente no tecido ósseo, no sistema cardiovascular e cerebral, além de reduzir as ondas de calor (fogachos) provocadas pela menopausa.

Semelhança estrutural da molécula de estriol e s-equol

 

Estriol

 

S-equol

 

Efetividade comprovada por estudos clínicos

  • Redução dos fogachos (10 mg/dia durante 12 semanas)
  • Melhora da atrofia vaginal (10 mg/dia durante 8 meses)
  • Aumento da densidade óssea (10 mg/dia durante 1 ano)
  • Redução de rugas 10 mg / dia durante 12 semanas)

Referências:

  1. The North American Menopause Society. Overview of menopause. Available at: http://www.menopause.org/docs/2012/cg_a.pdf/sfvrsn=2.
  2. Wolff, J. (2018). Doctors don’t know how to treat menopause symptoms. Available at: https://www.aarp.org/health/conditions-treatments/info-2018/menopause-symptoms-doctors-relief-treatment.html.
  3. Sarrel et al. Incremental direct and indirect costs of untreated vasomotor symptoms. Menopause. 2015; 22(3):260-266.
  4. Aso T, Uchiyama S, Matsumura Y et al. A natural S-equol supplement alleviates hot flushes and other menopausal symptoms in equol non-producing postmenopausal Japanese women. J Women’s Health 2012; 21(1):92-100

SOBRE NÓS

A Ayalla é uma empresa privada com parcerias internacionais sólidas e duradouras que busca atender ao seu mercado com soluções inovadoras, eficazes, seguras e de qualidade.

CONTATO

Telefone: (11) 2108-5666
R. Álvaro Rodrigues, 269
Vila Cordeiro
São Paulo – SP
CEP: 04582-000
ayalla@ayalla.com.br

HORÁRIO DE
FUNCIONAMENTO

Seg-Qui:
08h00 – 17h30
Sexta:
08h00 – 15h00
Sáb e Dom:
Fechado

©2020, Ayalla All Rights Reserved. Desenvolvido por: RSG Tecnologia