Você sabia que, assim como nós, humanos, os animais também podem sofrer de doenças neurodegenerativas? Com os avanços na medicina veterinária, a nutrição melhorada e o cuidado mais dedicado dos tutores, os cães estão vivendo por mais tempo. Porém, essa longevidade vem acompanhada de doenças relacionadas ao envelhecimento, como a Síndrome da Disfunção Cognitiva Canina (SDDC).
A SDDC afeta 15 a 34% dos cães idosos a partir dos 7 anos. Ela se manifesta com sinais como descoordenação, dificuldades motoras e mudanças de comportamento. Cães afetados podem mostrar:
Esses sintomas estão relacionados a disfunções no sistema nervoso e afetam diretamente a qualidade de vida dos pets.
Identificar essas doenças precocemente é crucial! Consultas regulares ao veterinário e exames adequados ajudam a garantir um diagnóstico preciso. Vale lembrar que o diagnóstico pode ser complicado, ao ser necessário excluir outras condições clínicas comuns em cães idosos.
Fato importante: A cada ano extra de vida, o risco de um cão desenvolver uma condição neurodegenerativa aumenta em 52%.
Animais sedentários têm 6,47 vezes mais chances de desenvolver doenças neurodegenerativas em comparação aos cães mais ativos. Porém, cada animal é único, e os sintomas podem variar de leves a graves.
Se notar algum dos sinais mencionados, consulte um veterinário! Além disso, algumas práticas podem ajudar a prevenir ou retardar o avanço dessas doenças:
A Ayalla oferece produtos que suportam a saúde de animais senis. Dois exemplos são: