preloader

A Nanotecnologia no setor farmacêutico.

  • Home
  • -
  • Blog
  • -
  • A Nanotecnologia no setor farmacêutico.
 A Nanotecnologia no setor farmacêutico.

A Nanotecnologia no setor farmacêutico.

Nanotecnologia é o campo das ciências aplicadas dedicada ao controle e manipulação da matéria em escala menor que um micrômetro, ou seja, em níveis de átomos e moléculas (nano materiais).

Você sabia que 1 Nanômetro é:

  • 80K a 100K vezes menor que a espessura de fio de cabelo?
  • Tem a largura aproximada de 3 a 6 átomos?
  • Que a sua unha cresce um nanômetro por segundo?

Por ser uma área extremamente multidisciplinar, ou seja, que engloba várias ciências como a química, física, engenharia e biologia, esta ciência permite que vários campos façam o seu uso. Segundo a plataforma StatNano, que mapeia globalmente o mercado de nanotecnologia, atualmente são 9.346 produtos nanotecnológicos, produzidos por 2.709 companhias em 64 países. E estamos só no começo.

Como promotor de inovações e diversos avanços científicos e tecnológicos, o setor farmacêutico não poderia ficar de fora no mundo da nanotecnologia.

A nanotecnologia revolucionará e medicina.

A nanomedicina é a junção da medicina e da nanotecnologia, que consiste em usar nanopartículas, nanorobôs e outros elementos em escala nanométrica para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.

Os nanobots (robôs em escala nanométrica) serão capazes de detectar e reparar novas doenças e problemas existentes ao corpo.

O uso da nanotecnologia possibilitará que uma cirurgia seja feita em nível celular.

Um medicamento nanotecnológico é capaz de agir e tratar somente os tecidos acometidos por uma doença, diferentemente por exemplo do modo de ação dos quimioterápicos que atingem todos os tecidos sejam estes saudáveis ou não.

Esta nova modalidade da medicina tem avançado rapidamente. Nos Estados Unidos, por exemplo, o FDA (Food and Drug Administration) já aprovou a comercialização de 100 aplicações e produtos de nanomedicina nas últimas duas décadas.

O uso da nanomedicina em células-alvo

A nanomedicina pode ser utilizada para testar novas drogas em células alvo, possibilitando que as primeiras avaliações relacionadas à “novas drogas x tratamentos” sejam mais rápidas, trazendo benefício de melhoria de tempo e investimento aos estudos clínicos  permitindo o desenvolvimento de novas moléculas para a geração de novos medicamentos e tratamentos mais modernos e efetivos. O Brasil possui resultados de pesquisas interessantes em nanomedicina, como por exemplo:

  • O desenvolvimento de nanocarreadores para tratamento de câncer, que podem levar o medicamento para a células doentes sem atingir as células saudáveis;
  • Nanopartículas carregadas com fármacos;
  • Nanoimplantes para controle gestacional;
  • Nanopartículas que permitem diagnósticos dinâmicos do paciente em poucas horas.

 

Vantagens da Nanomedicina:

A nanomedicina desponta como um método revolucionário que impulsionará o desenvolvimento da medicina.

Esta ciência aliada à tecnologia é capaz de promover:

  • Diagnostico rápido de doenças;
  • Tratamentos mais precisos de doenças como o câncer;
  • Reparação profunda de tecidos do corpo.

O Brasil possui grupos de pesquisas como o GNano, do Instituto de Física de São Carlos na Universidade de São Paulo, dedicado aos estudos de nanomedicina e nanotoxicologia, além de um forte polo de startups e empresas em Santa Catarina, onde nasceram empresas como a Nanovetores, TNS Nano e a NanoScoping.

A nanomedicina é uma realidade cada vez mais próxima, e promete revolucionar a maneira como diagnosticamos, tratamos e até curamos doenças. A Ayalla, através da sua tríade solução, conceito e tecnologia, estuda e busca parceiros e produtos que atendam as demandas da nanomedicina no Brasil, promovendo inovação frente aos desafios dessa nova e importante área.

Compartilhe:

Endereço

Álvaro Rodrigues, 269

Vila Cordeiro – São Paulo – SP

+55 11 2108-5666

ayalla@ayalla.com.br

Rede Sociais

Newsletter

    ©2020, Ayalla All Rights Reserved. Desenvolvido por: RSG Tecnologia